Currículo Municipal de Computação
O Currículo Municipal de Computação da Secretaria de Educação de Caçador foi desenvolvido para integrar a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, alinhado às diretrizes da BNCC. Com foco no pensamento computacional, na cultura digital e no uso ético da tecnologia, o currículo visa preparar os estudantes para os desafios do mundo digital, promovendo a criatividade, a resolução de problemas e a cidadania digital. Aqui, você encontrará as diretrizes, habilidades e conteúdos organizados.

INTRODUÇÃO
Em um mundo cada vez mais digital, o estudo de computação e tecnologia
nas escolas se torna não apenas relevante, mas essencial. A tecnologia permeia
todos os aspectos da nossa sociedade, desde a comunicação e o entretenimento
até a medicina e a indústria. Nesse contexto, preparar os alunos para compreender,
utilizar e criar tecnologias é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e
profissional.
A importância do estudo de computação e tecnologia nas escolas pode ser
destacada em diversos pontos:
● Desenvolvimento de habilidades essenciais: O estudo de computação e tecnologia desenvolve habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico, que são essenciais para o sucesso em qualquer área;
● Preparação para o futuro: O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação às habilidades digitais. Ao estudar computação e tecnologia, os alunos se preparam para as profissões do futuro, que serão cada vez mais dependentes da tecnologia;
● Inclusão digital: O estudo de computação e tecnologia pode ajudar a reduzir a exclusão digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso às oportunidades que a tecnologia oferece;
● Estímulo à criatividade e à inovação: A tecnologia oferece ferramentas e recursos que permitem aos alunos expressar sua criatividade e desenvolver projetos inovadores.;
● Desenvolvimento do pensamento crítico: Em um mundo onde a informação é abundante, é fundamental que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e avaliar criticamente as informações que recebem. O estudo de computação e tecnologia pode ajudar a desenvolver essa habilidade.
Melhoria do aprendizado em outras áreas: A tecnologia pode ser utilizada como ferramenta para melhorar o aprendizado em outras áreas do conhecimento, como matemática, ciências, história, filosofia, geografia, línguas entre outras. Ao integrar o estudo de computação e tecnologia ao currículo escolar, as
escolas preparam os alunos para serem cidadãos ativos e participativos em uma sociedade cada vez mais digital.
Os Três Eixos da Computação
A computação está presente em nosso dia a dia de diversas formas, e para entendê-la melhor, podemos dividi-la em três grandes eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Esses eixos se complementam e ajudam a explicar como a tecnologia influencia nossa vida.

O primeiro eixo, Pensamento Computacional, está relacionado à forma como usamos a lógica para resolver problemas. É uma habilidade que envolve organização, criatividade e raciocínio lógico. Isso pode ser observado quando programamos um jogo, criamos um aplicativo ou até mesmo planejamos uma sequência de ações para alcançar um objetivo, estamos aplicando o Pensamento Computacional. Já o Mundo Digital abrange tudo o que acontece no ambiente virtual, como redes sociais, aplicativos, sites, serviços online e dispositivos conectados. Hoje, grande parte das nossas interações, informações e até mesmo do nosso trabalho passa por esse universo digital, que continua crescendo e se transformando rapidamente.
A Cultura Digital envolve os hábitos, comportamentos e formas de interação que surgiram com o avanço da tecnologia e da Internet. Desde a forma como nos comunicamos até como consumimos conteúdos e trabalhamos, tudo mudou com a digitalização do mundo. Esse eixo trata de como a tecnologia influencia nossa sociedade e como podemos usá-la de forma consciente e responsável. É preciso utilizar a tecnologia de forma ética, reconhecer os limites dos usos e aplicações levando em consideração que as mais diversas ferramentas devem ser utilizadas para fins que não causem dor e sofrimento aos outros.
COMPETÊNCIAS DA BNCC
1 – Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2 – Pensamento crítico e Científico e Analítico: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3 – Senso Estético: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 – Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5 – Argumentação: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6 – Cultura digital: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7 – Autogestão: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8 – Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 – Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10 – Autonomia: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HABILIDADES
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define habilidades essenciais que moldam a educação básica, visando a formação integral do aluno, abrangendo aspectos intelectuais, sociais, emocionais e culturais. Essa abordagem busca preparar os estudantes para a vida em sociedade e o mercado de trabalho,
promovendo autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas.
Ao estabelecer um conjunto comum de habilidades, o objetivo é garantir equidade e igualdade de oportunidades, reduzindo desigualdades educacionais e assegurando acesso a uma educação de qualidade para todos. Alinhadas com as demandas do século XXI, as habilidades da BNCC preparam os alunos para os desafios futuros, incentivando a adaptação, criatividade, colaboração e comunicação. Além disso, o documento promove a modernização do ensino, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e o uso de tecnologias educacionais, além de promover a formação continuada de professores.
Cada habilidade é identificada por uma abreviação que segue um padrão específico, permitindo uma identificação clara e organizada. A composição das abreviaturas das habilidades da BNCC segue a seguinte estrutura:

● Etapa de ensino: As duas primeiras letras indicam a etapa de ensino à qual a habilidade se refere:
○ EI: Educação Infantil
○ EF: Ensino Fundamental
● Ano ou Bloco de Anos: Os dois números seguintes se referem ao ano do Ensino Fundamental (do 1o ao 9o ano) ou o bloco de anos (na Educação Infantil e em alguns componentes curriculares do Ensino Fundamental) em que a habilidade deve ser desenvolvida;
● Componente curricular: O segundo par de letras se refere ao componente curricular, no caso Computação;
● Número da habilidade: Os últimos números indicam a ordem da habilidade dentro do ano ou bloco de anos.